Páginas

domingo, 21 de agosto de 2016

RETOMANDO O BLOG.

Bom, parece que eu não tive a disciplina de atualizar o blog periodicamente ou de notar sua existência, mas cá estamos nós. 2016. Muita coisa aconteceu. No último post, eu tinha 16 anos, hoje tenho 18. Naquela época me preparava para os vestibulares, principalmente para a FUVEST. Ah, fuvest... Acabou que o ENEM me botou numa universidade. Não estou cursando economia. 

Passei na Universidade Federal do ABC, no curso de Ciência e Tecnologia, que seria um eixo básico para algum bacharel ou licenciatura nas áreas das exatas. Dura 3 anos e posterior a isso, farei mais 2, se escolher engenharia ou mais 1, se escolher outro bacharelado ou licenciatura. Enfim. Penso em matemática, mas tudo pode mudar... 

Vamos do começo: naquele tempo eu namorava. Tirei grandes lições do relacionamento que durou 6 meses. De certa forma, não tive maturidade para conciliar namoro e estudos, acabei não me dedicando tanto assim, mas consegui passar na Federal. 

O ano acabou bem, formatura foi linda, a viagem de fim de ano foi linda, fizemos um cruzeiro passando por praias de São Paulo e uma de Santa Catarina. Durante o cruzeiro, descobri que tinha passado para a segunda fase da FUVEST, foi um momento de bastante alegria. Posterior ao cruzeiro, veio a minha pífia preparação para a segunda fase da FUVEST e da COMVEST. Veio também o SiSU, que me introduziu na Federal. Ao passar na Federal, vieram os mais longos meses da minha vida, pois as aulas na UFABC só começariam em junho. Foram meses de muito autoconhecimento, reflexões, escrevi os mais belos e os mais chulos poemas. Avancei muito no meu livro e conclui que jamais o publicarei, ficará sendo um referencial de quem eu sou e de quem eu quero ser, para mim mesmo. Tive algumas angústias, criei meus problemas, me envolvi com gente certa e errada, mas com o inicio das aulas meu foco se acertou. Desenvolvi interesses, pratiquei xadrez, consumi bastante material clássico o que me deu uma perspectiva diferente da cultura pós-moderna e dos movimentos de Vanguarda atuais.

As aulas começaram dia 06/junho, eu estava muito ansioso e deslumbrado com a universidade, tanto que deixei acumular matéria e foi um desastre. Tirei notas muito baixas que jamais sonharia tirar. Hoje no fim do quadrimestre, consegui recuperar algumas. Falta a última prova de Bases Matemáticas, a matéria mais difícil, e eu não tenho ideia se recuperei a primeira prova ou se vou reprovar. Enfim, segunda-feira saberemos.


QUESTÕES IDEOLÓGICAS: antes mesmo de entrar na Universidade eu já estava bem interessado no Marxismo. Li bastante sobre Marxismo e me identifiquei demais com as diretrizes. Uma amiga me introduziu à União da Juventude Comunista, frente de massa jovem do Partido Comunista Brasileiro, e eu estou gostando da experiência de militar por um partido comunista. Meus anseios de fazer algo para mudar a realidade do mundo estão sendo atendidos, sinto que estou fazendo a minha parte.
Novamente ressaltando a minha liberdade de mudar de ideia a qualquer momento, minha ideologia política atual é o comunismo, mas eu consumo material liberal justamente para não me cegar no comunismo e tentar responder minhas dúvidas da maneira que melhor se encaixa nos meus valores. É possível que um dia eu me encontre um liberal, acho difícil, mas nada é impossível.

Enfim, dessa vez tentarei dar continuidade ao blog e seguir firme relatando meus pensamentos.

Um comentário:

  1. Não se abata. O primeiro período do ensino superior costuma arrasar a todos. Continuemos firmes!

    ResponderExcluir